Anjos também choram

Quisera eu compreender o teor das lágrimas dos anjos. Na verdade, bem pensava que eles vivessem apenas sorrindo, saltitantes por aí, realizando suas bondades. Até que, certa noite, vi um anjo chorar.

Ao perceber que havia sido flagrado, ficou sem graça. Tentou disfarçar cisco no olho igualzinho à gente aqui da Terra. Mas eu não pude ignorar, precisava saber… o que poderia fazer um ser imantado de luz, amor e bondade chorar?

– É que às vezes dá vontade de colocar meu protegido no colo, dá vontade de falar com as pessoas que acompanham o meu protegido que cuidem melhor dele, que o abracem mais, por mim. Mas como não posso fazer essas coisas, então eu choro junto, aqui do outro lado, ao seu lado – disse o anjo.
– Não pode você o isentar de tantas dores? Assim todos sofreriam menos – indaguei.
– A humanidade pensa assim mesmo sobre os anjos, mas não temos nem essa função, nem permissão para tanto! Meu protegido deve caminhar pelos caminhos que escolheu, ele precisa dar seus próprios passos e tropeços. Meu objetivo é não deixá-lo desistir. É regar seu coração-semente, ainda que seja com as minhas próprias lágrimas.

O anjo pediu licença e foi abraçar seu protegido, que, apesar de ter sentido como uma brisa de alívio que durou alguns segundos, não pôde perceber o carinho com o qual estava sendo envolvido: continuou sentindo-se só.

Seria impossível me esquecer do anjinho chorão. Desde esse encontro, passei a reparar melhor até mesmo nas estrelas e pensar se seria possível que elas também chorassem pelas dores de outros planetas sob seus cuidados.

E, na noite de hoje, enquanto confabulo sobre as minhas próprias lágrimas com o meu travesseiro, fico pensando que não há quem possa se isentar de regar corações-sementes.

image

Deixe um comentário

