Diários, marcas e memórias

Quando era mais nova, tinha o hábito de escrever em diários. Certo ano, passei por coisas muito ruins e pesadas e escrevi tudinho em uma agenda da Pascoalina que ganhei depois de muuuita insistência. Ah…essa agenda! Ela era o auge dos meus diários – a mais bonita,  mais legal…e até a mais cara que já tive. A capa mais bonita e o recheio mais deprimente.

Depois dessa agenda, prometi a mim mesma que evitaria ao máximo escrever sobre coisas ruins que acontecessem comigo. Entendi que esse não é o melhor tipo de lembrança a se guardar. Às vezes é preciso escrever para desabafar…mas, se assim for, que seja numa folha de papel que vá para o lixo, ou, atualmente, num documento de word a ser deletado.

Bem, estou nervosa mas, apesar de este não ser um sentimento legal, quero falar sobre isto. Finalmente caiu a ficha de que a cirurgia é amanhã e, mesmo tendo certeza de que tudo vai dar certo e que não é nada grave e que eu tive sorte de poder escolher isso, não tem como não pensar no “como vai ser depois” e em que marcas ficarão. A verdade é que este é um tipo de evento que não precisa ser escrito para ser lembrado. É um evento que deixa cicatriz.

Devo confessar que cicatrizes me são intrigantes. Às vezes nos machucamos, nossa pele se cura e volta a ser como antes. Outras vezes, porém, nada volta ao normal. Seja por incapacidade das nossas células cutâneas ou seja por mero acaso, de certa forma o corpo decidiu se lembrar destes momentos. 3 anos, leite fervendo na panela, Marina estabanada, hospital. Não que eu tenha uma super memória e lembre o que aconteceu comigo há 15 anos atrás. Eu sei que aconteceu, porque a cicatriz está aqui.

Sabe o que é mais incrivel das cicatrizes? Elas não passam. O nervosismo passa, a dor passa, o tempo passa e tudo passa, menos elas! Pelo menos é confortante saber que amanhã vai chegar e passar. :)

9 pensamentos sobre “Diários, marcas e memórias

  1. Eu sei que é difícil vc não ficar nervosa… (eu estou) mas sei que vai dar td certo :) e vc vai ficar livre disso pra sempre.

    E não se preocupe com cicatrizes :P se ficar alguma não vai dar nem pra notar…de qualquer modo, melhor uma cicatriz do que uma preocupação pro resto da vida :P

    “And my scars remind me that the past is real…”

    Não te amo!
    VIDA! ALMA! RAZAO! SENTIDO! MTMAISQTDO!!

    =************=

  2. Um dos papéis da cicatriz nas nossas vidas é nos fazer lembrar que tudo passa. Por mais afortunado que o dia seja, ou mais tempo a noite lastimosa perdure, tudo isso passa.

    Boa sorte.

  3. espero não estar sendo indelicada, mas cirurgia de que Marina? Se não quiser, não precisa responder…. tipo, nunca precisei de fato passar por nenhum procedimento cirúrgico, mas qd meu pai foi parar na mesa, fiquei totalmente pirada… seja algo simples ou complicado, sempre bate o medo… a ansiedade… mas vou rezar mt e tudo vai dar certo pra vc… e se precisar de algo, sabe que pode dizer… xD
    bjsss

  4. Espero que tenha dado tudo certo e que agora você esteja bem em casa. Espero também que sua recuperação seja tranquila.
    Quanto as cicatrizes, as vezes são inevitáveis. Há aquelas que marcam nosso corpo e aquelas que marcam, somente, a memória. Mas, não se preocupe com isso.
    E, é como o Caio disse, é melhorficar com uma cicatriz do que com um problema pro resto da vida.

    Se preocupe apenas em estar bem, em se sentir bem. Esqueça as cicatrizes, mesmo que elas estejam presentes em você. (:

  5. Entendo bem disso, pois passei por uma há exatamente um mês. Sem cicatrizes, foi no olho, mas me lembro bem da ansiedade de chegar no hospital, esperar, ser sedado, acordar, ficar com um tampão pra dormir por vários dias…
    Enfim, parece que acabou. Digo até que tô enxergando melhor agora.
    Pra um cara que foi míope quase a vida toda, é um avanço.
    Pense assim: será um avanço pra você também.
    Bjooooooo!!!!!!

  6. Lembra de alguns dias atrás nos conversando sobre isto! e dai falei que cheguei a conclusão que as cicatrizes não somem, difinitivamente, não somem, porém mais dia menos dia, olhamos para aquela cicatriz e pensamos: bom, de que é esta cicatriz mesmo, e se vc forçar a mente um pouquinho, ela vai responder: foi aquele dia lembra!

Deixe um comentário

